[dendê] Ufba sem Csf: Respostas para dúvidas sobre o intercâmbio

Olá, gente! Este post é uma continuação do post mais lido aqui do blog, o Por onde começar? (Intercâmbio pela UFBA sem CsF), no qual eu expliquei quais seriam os primeiros procedimentos pra iniciar o processo de intercâmbio pela minha faculdade, no Brasil. Esse post foi uma luz no fim do túnel pra quem sempre via os amigos de exatas curtindo nazoropa e ficava sonhando com um Humanas Sem Fronteiras. É, gatxyz, você também pode!



Maaaaaas, mesmo com esse post super explicativo e com várias dicas, algumas pessoas ainda me fizeram várias perguntas. Esperando ajudar outros que também queiram saber quais são os próximos passos rumo à experiência dos sonhos, vou tentar elucidar as dúvidas mais frequentes. Se, depois de ler o post, você ainda tiver perguntas, fique à vontade para comentar.

1. Qual deve ser o meu nível de inglês pra conseguir fazer um intercâmbio pela Ufba? (nota no Ielts, Toefl)
Gente, isso varia muito. Depende de muitos fatores, dentre eles a universidade pra onde você quer ir e o curso que você quer fazer. Numa pesquisa rápida com uma amiga minha hoje, por exemplo, descobrimos que a nota mínima exigida por uma faculdade inglesa, no Ielts, era 565. No caso dela, que pretendia cursar direito, no entanto, a nota de corte subia para 650!

vdd mt injustiçaaaa
Isso aconteceu muito comigo, porque eu queria fazer jornalismo. É lógico que, se o seu curso exige uma carga maior de leitura e escrita na língua estrangeira, o seu nível de proficiência terá que ser maior, entendeu?

2. Eu não falo nada de inglês hoje. Em quanto tempo eu vou ser bom o suficiente pra fazer a prova de proficiência?
Isso depende completamente do seu esforço. Claro que eu recomendaria, pelo menos, três semestres num curso de inglês que é pra você se aprofundar na gramática e tal, mas, pra quem quer alguma coisa de verdade, a língua vai ser uma barreira transponível. Tem muito aplicativo que ensina inglês, hoje em dia. Eu, particularmente, recomendo o Duolingo. Já curso de inglês, recomendo o da Uneb.

"mas, carla, meu caso é urgente....."
Pra quem tem mais urgência e quer ir ontem, recomendo o Profici, iniciativa da própria Ufba para estudantes do curso de graduação que desejam ir pelo sistema CsF. Como somos parte da comunidade acadêmica, temos direito ao Profici por tabela!! Woohoo! hahaha Procure o Instituto de Letras, em Ondina, perto do PAF III e procure saber mais informações.

3. Entrei no site da AAI e não encontrei nenhum edital. Como é que eu faço?
Olha, sinto te informar, mas você vai ter que PEGAR UM BUZUFBA e ir lá no escritório da AAI, que fica no prédio da reitoria. É rapidinho, mas eles têm horários inconvenientes, então procure se informar pra não dar com a cara na porta, ta bom? Passe lá e pergunte sobre pessoas que já foram para os países que você tem como opção. Pergunte se a Ufba tem convênios com universidades desses países que permitem que você vá sem despesas adicionais com a faculdade. Pergunte se existe alguma bolsa para o seu curso.

Enfim... Vá lá e PERGUNTEEEE!!! Eles podem até te olhar de cara feia, mas garanto que sempre vai ter alguém solícito e disposto a tirar suas dúvidas. Vão te explicar quais são os documentos necessários e te encaminhar direitinho no processo.

4. Como eu encontro quais as possíveis faculdades parceiras da Ufba e para as quais eu poderia ir?
No site da AAI tem um link que é esse aqui. Nele, você vai encontrar todas as faculdades que têm parceria e, do lado de seus nomes, a especificação '(exchange/intercâmbio)'. Recomendo que clique nas que têm essa indicação e tente dar uma olhadinha na aba "International Students" da faculdade em questão. Lá, você vai encontrar o que a própria faculdade estrangeira exige de um estudante brasileiro que queira fazer intercâmbio nela.

5. Quanto dinheiro você gastou no processo e nos primeiros meses no país de destino?
Vou fazer um post específico sobre isso, se alguém se manifestar achando relevante falar sobre o assunto. Por enquanto, já tem um texto falando sobre qual era a quantidade que eu precisava para me virar mensalmente na Noruega. Quem quiser saber sobre isso, clica aqui.

Eu vou tentar sempre intercalar os posts mais pessoais com posts informativos sobre o intercâmbio na Noruega, então se você tem alguma dúvida a respeito do intercâmbio, pode perguntar sem culpa e sem medo aí nos comentários ou na página do Facebook que está nesse link: CLIQUE E CURTA <3 (por favorzinho com açúcar)



Se quiser saber mais sobre meu intercâmbio e ler posts informativos como por exemplo "O que trazer na mala", "Como arranjar emprego" e etc, vai na abinha la em cima onde tem escrito "Intercâmbio na Noruega" ou clica aqui nesse link!

Beijão e volte sempre!! :D

Comentários

  1. Oi, Carla! Quero fazer Jornalismo também e vou me esforçar muuuuito pra conseguir estudar no exterior já de cara. Sei que é muito difícil, mas é bom saber que não é só o pessoal de exatas que tem a oportunidade. E mesmo que eu não vá para a UFBA (quero UFRGS), as dicas me ajudaram muito!

    Ah, e vi o post que você falou que seu namorado veio te visitar. Felicidade pros dois!!!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  2. Amoooo suas dicas, você já deve saber e é obvio que não esqueci de você bobona ahahaha amei amei as dicas. Quando eu puder/quiser fazer um intercambio ja sei onde recorrer!

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  3. Essa questão do inglês é complicada... Não sei nadinha, e aprender na correria é complicado. Eu usava o duolingo pra aprender espanhol, ele é bom mesmo. Acho que se fosse pra eu fazer intercâmbio teria que ser em Portugal, rsrs. Bem que podia ter néh !?

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quanto de dinheiro você gastou no processo? Seria um texto interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, alguém se pronunciou sobre isso hahaha Vou fazer um texto sobre o assunto :D

      Excluir
  5. To amando seu blog, gatona!
    amei as dicas .. vou correr atras

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas