Deus falou ou é impressão minha? Parte I
Fala, galera!
Vou compartilhar com vocês o meu primeiro estudo bíblico aprofundado e ele está, por acaso, localizado lá no livro de Neemias. Pra quem não sabe ou nunca ouviu falar, a história de Nezinho está um pouco antes de Salmos entre os livros de Esdras e Ester.
Este post é só a introdução. O mugunzá pesado mesmo vem no próximo texto, "Deus falou ou é impressão minha? Parte II", fique ligado porque ele já está pronto e programado pra ser publicado na próxima quinta-feira! :D Todos os posts sobre "Vida Cristã" devem ser publicados nesse dia. Os Meus Babados e sobre Intercâmbio devem sair na segunda-feira.
Caso você não se identifique com postagens cristãs e relacionadas a Deus, não tem problema!! Volta aqui toda segundona e a gente continua nosso papo de mochileiro, beleza?
Começando do começo
Em agosto de 2014, eu estava na casa de uma amiga da igreja brasileira e nós duas conversávamos sobre as passagens da Bíblia das quais mais gostamos quando ela citou o livro de Neemias e eu fiquei mais por fora que bunda de índio. Nem lembrava quem era Neemias, nem sabia qual era a história dele e muito menos o que ela tinha de tão interessante, então, um tanto envergonhada por não fazer ideia de quem ele fosse mais gordo ou mais magro, disse pra minha amiga que leria o livro pr descobrir o que de tão interessante ele tinha.
Fiz como prometido e comecei a ler Neemias, mas ao mesmo tempo eu estava orando por um motivo nada a ver que era o seguinte: eu queria saber discernir a voz de Deus. Explico. É que eu sempre fui meio desorientada pra entender quando é Deus falando comigo ou quando é só mesmo algum sentimento meu ou fardo de religiosidade que eu trago da minha criação. Eu acho sempre que tudo é Deus, até outdoor em norueguês é Deus respondendo a minha oração do dia anterior em línguas estranhas. hahaha E isso me deixava indignada porque eu sempre li na Bíblia que as ovelhas reconhecem a voz do seu pastor e o seguem e que nós precisamos ter maturidade e discernimento espiritual. Foi aí que, enquanto lia Neemias, eu orava pra Deus me dar sabedoria pra entender o que era e o que não era a voz dele.
Então li os cinco primeiros capítulos achando chatérrimos, mas tentando manter a concentração que era pra depois ter o que comentar com minha amiga, né? Até que cheguei no capítulo 6 e uma coisa me chamou a atenção. Tem uma hora que Neemias vai na casa de um amigo dele e esse amigo diz que algumas pessoas estão tentando matá-lo e então ele precisa se esconder no templo naquela mesma noite, mas daí ele responde: "Acha que alguém como eu deveria fugir? Alguém como eu deveria entrar no templo pra salvar a vida? Não, eu não irei". E o versículo seguinte ainda é Neemias dizendo que percebeu que Deus não tinha enviado aquele moço e que ele só tinha profetizado isso contra Neemias porque as inimigas o tinham contratado.
Foi aí que o livro finalmente teve minha atenção. Pera lá, como é que Neemias percebeu que não tinha sido Deus que tinha enviado aquele moço? Tipo, o rapaz era amigo dele, a família inteira era próxima porque ele estava lá na tal casa visitando a todos, mas na hora em que ele falou isso, Nenê sacou logo que ele tinha sido comprado! E foi aí que o meu estudo começou. Voltei pra o início do livro pra tentar entender como a gente pode perceber e entender a vontade de Deus e é sobre isso que o próximo post vai falar porque esse aqui já ficou grande demais :P
Se você também tiver a mesma dúvida que eu tinha ou está confuso(a) a respeito de alguma resposta que Deus supostamente te deu, volta aqui na próxima quinta-feira que eu vou colocar o estudo todinho. Ah, tem mais! Um dos leitores me pediu pra gravar um vlog, mas eu acho meio complicado isso de vídeo porque, além das complicações técnicas de edição e tal, fazer um vídeo é se expôr ainda mais às críticas e dar muito mais a cara a tapa do que um blog. Enquanto eu ainda não tenho essa coragem e esse público, assistam aos vídeos da Fabiana Bertotti que têm me ajudado e me edificado muito!!
Orem também por mim e pra que o Senhor me fortaleça na força do seu poder e se tiver algum pedido de oração, jogue duro aqui nos comentários ou lá no Face (por inbox ou comentário da postagem de divulgação)! Beijos!
Que bacana, esclareceu algumas dúvidas e trouxe outras, vou esperar pelo próximo post e vou ler este livro da bíblia que você citou :D
ResponderExcluirhttp://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/
É bem assim né? Deus responde as nossas questões justamente quando a gente menos espera. O mais louco é que podem acontecer várias coisas erradas na nossa vida e a gente se perguntar "Qual é o meu problema? O que eu te fiz, Deus?" e depois tudo se esclarece, tudo fica mais claro a partir do momento que a gente começa a ver que aquilo aconteceu porque teve que acontecer, sabe? Enfim, gostei do post!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Que lindo gente! Sempre vemos casos assim que, quando temos dúvidas, sempre achamos as respostas na Bíblia na hora certa, né? Também SEMPRE fico com essa dúvida e com certeza vou acompanhar os posts sobre o assunto, porque também acho que tudo o que eu vejo é Deus me mandando uma mensagem de resposta, hahaha.
ResponderExcluirBeijos,
http://daniperere.blogspot.com.br/
Sempre gostei da história de Neemias, principalmente da reconstrução dos muros. As estratégias que ele usou são muito sábias e podem nos ensinar muito.
ResponderExcluirSaber discernir a voz de deus sempre foi uma dúvida minha também, mas conforme vamos ganhando experiência, passamos a ver que é mais simples do que se imagina.
Bjo!
http://cristadelicada.blogspot.com.br/
Confesso que também não lembrava de Neemias, sou católica, mas não praticante, então não lembro muita coisa. Mas sinto que está na hora de reerguer minha fé!
ResponderExcluirBeijão, Guta! ♥
www.opinada.com
Bem legal o seu post. Eu não sei nada sobre religião porque me canso fácil lendo a bíblia e tem muita coisa que acho tão chato. Mas você escrevendo sobre o assunto é bem mais interessante. Bjus!
ResponderExcluirgalerafashion.com