[dendê] Noruegay e Noruegaray!

Pessoas lindas, bonitas e mais ou menos que acompanham minha nada mole vida aqui pelo blog: EU VOU PRA NORUEGAAAA!! Ok, todo mundo já sabia, mas resolvi vir contar pra vocês os detalhes dessa loucura, né?



1º Por que escolheu a Noruega, tia @_carlabresa?

Simplesmente porque eu só tinha cinco opções de países: EUA, Canadá, Espanha, Portugal e Noruega. Esses cinco eram os únicos países com os quais a minha universidade tinha parcerias (o que já me economiza aquela taxinha básica da universidade estrangeira - 90 mil reais por semestre). Daí EUA e Canadá eu descartei logo porque ficam longe de mozão, né? E também, fala sério, gente, muito mais experiência cultural indo pra Europa e podendo viajar pra um milhão quatrocentos mil trezentos e setenta e cinco países do que indo ali pros EUA pra engordar e comer corn bread ou macaroni and cheese. (odeeeeio!!!)

Pra ir pra Espanha eu precisaria de três semestres de espanhol e só tenho dois (se não contar anos e anos com aquela professora peruana meio louca do ensino fundamental), fora que a Espanha é tipo o cream de la cream de todos os universitários que querem ganhar o mundo, então ia ser quase um segundo vestibular pra conseguir essa vaga. Resultado: adiós Penélope Cruz!! Daí sobraram Portugal e Noruega. Em Portugal ia ser mais fácil me adaptar por causa da língua e do clima já que o clima na terra do bacalhau pode ficar friozin, mas não chega nunca aos pés dos VINTE GRAUS NEGATIVOS que acontecem na Noruega. Vinte graus negativos, gente. Vinte graus negativos....... Já posso protagonizar o filme Entrando numa Fria Maior Ainda (sério)! Espero que meu namorado saiba que se isso não for amor, o que mais pode ser?? Só que acabei ficando com a Noruega mesmo porque, graças à antiga e não superada crise, Portugal agora está cobrando taxas para os alunos de universidades parceiras também. Lembra daqueles 90 mil? Pois é, não tenho.


2º Mas então você vai pra estudar jornalismo?

Sim! Vou fazer quatro matérias, duas em cada semestre e o período é Full Time, ou seja: Uma manhã inteirinha só de uma matéria e depois uma tarde inteirinha só de outra matéria. Espero que meu esforço seja anotado no livrinho de Deus e que eu ganhe um bônus divino que acelere meu metabolismo e me faça emagrecer mais rápido, por que tô merecendo, hein?? É claro que as aulas não devem começar de madrugada (7h) como começam aqui no Brasil, então pelo menos isso pra compensar a falta de sol durante o inverno. Ces acreditam que, na Noruguitcha, são 20 horas de escuridão por dia durante o inverno? É, galera, o total de pessoas para as quais está fácil é = 0!!

As matérias que vou cursar lá são:

Teorias da Comunicação e da Informação (primavera)
Arquitetura da Informação e Publicações em Web (primavera)
Jornalismo numa Europa em mudanças (outono)
Jornalismo Esportivo (outono)

Assim, né? Não tive muitas opções com relação às matérias porque elas são as únicas que a faculdade oferece em inglês e não em norueguês para o curso de jornalismo então espero que isso de jornalismo esportivo seja super bacana com vários esportes legais tipo, sei lá, ginástica rítmica. E que essas teorias da comunicação e da informação não sejam nada tipo TI. TI é horrível, velho! Me mandem energias positivas, galera!!!

3º E vai morar aonde, criatura?

Vou morar num apartamento oferecido pela SiO (uma empresa já de aluguel que tem parceria com a universidade de lá) e, claro, pagando aluguel! Pagando aluguel, pagando comida, pagando água... Não é Ciências sem Fronteiras, não, é paitrocínio e maetrocínio mesmo! A única coisa que não vou pagar é pra fazer a sobrancelha porque descobri que fazer a sobrancelha na Noruega custa a bagatela de 100 (CEM 50+50) reais. Eu estou quase é aprendendo a fazer sobrancelhas alheias pra ver se viro uma sobrancelhóloga riquíssima nazoropa, vai vendo! hahahaha

$  RYCA $
4º E vai quando?

Minhas aulas começam dia 8 de janeiro (ééé, ta perto!!), mas eu vou pra Inglaterra logo depois do natal pra ter um tempinho com meu bofe e conhecer a família dele, vai vendo!  hahaha Dia 26/12 eu vou pra Inglaterra e, depois disso, dia 04/01 a gente vai pra Noruega (meu british e eu) pra ele me ajudar a me acomodar por lá, me dar um help e eu não me sentir tão sem pai, sem mãe, sozinha + eu. Ele pediu folga do trabalho e conseguiu uma semaninha no começo de janeiro, daí acho que fica comigo na Norúga até dia 12 or so. Espero que fique mesmo porque eu nunca viajei assim sozinha pra um lugar que não conheço ninguém e eu sou até corajosa e talz, mas tá me batendo um pânico que ces não fazem ideia!!  hahahaha

5º O que ainda falta antes do DIA E (dia do embarque)?

Antes do DIA E eu ainda tenho o DIA V (que é o dia do visto) e isso rola lá no RJ! Ou seja, vou conhecer a cidade maravilhosa e aproveitar pra encontrar com um amigo meu de aaaaanos e pra conhecer a Francesa, uma amiga minha e de Vídeo que a gente conheceu no twitter ano passado ou retrasado, sei lá. Francesa disse que vai me levar pra todos os lugares possíveis e badaladíssimos do Rio, mas eu tô pobre-de-marré-dê-si, gente. O máximo que vou fazer é ir na praia porque é de graça. Hahaha Depois disso ainda tenho que aceitar a oferta de moradia da SiO e falar com meu Study Buddy que é uma invençãozinha da universidade pra eu fazer amigos antes de chegar lá nazoropa, alguém mesmo pra dar um help, sabe?

~eu encontrando meu Study Buddy pela primeira vez na Norúga~
Pra quem quiser ver fotos da universidade norueguesa, dá um clique: AQUI
Pra quem também é da UFBA e sonha em fazer intercâmbio, mais informações: AQUI

Comentários

  1. Olá, Carla!! Vi o seu post no grupo "brasileiros na Noruega" no face. Pelo que entendi, vc vai morar em Oslo, é isso mesmo? Bom, morei lá por apenas 2 únicos e memoráveis meses (em 2013 mesmo) fazendo um mestrado sanduíche na UiO, e posso dizer quais são minhas impressões do local. Sinceramente, não é um país tão fácil de se adaptar, mas uma vez adaptada... vc não vai mais querer voltar pra "casa". Um país onde tudo funciona da melhor forma possível: o sistema público de transporte é incrível, a grande maioria das pessoas fala inglês, a infraestrutura da universidade é sensacional, os lugares são naturalmente exuberantes, etc, etc, etc. Uma dica: faça aulas de norueguês para poder interagir melhor com as pessoas... sim, a princípio elas são tímidas e não são nem um pouco calorosas quanto os brasileiros. Se vc sentir saudades do Brasil, frequente os encontros quinzenais do "cinema brasileiro", faça aulas de capoeira na universidade e converse com as pessoas do curso de português (níveis I e II) da UiO. Por fim, vivencie a cultura norueguesa e não fuja dela como se fosse um bicho de sete cabeças. Há coisas, lugares e pessoas incríveis para se conhecer por lá! Ah, leve muita roupa de frio e todas as coisas fundamentais que for precisar também, pois tudo é muuuuuuuuuito caro (sim, MTO caro mesmo).
    Se quiser saber algo mais, me add no facebook: https://www.facebook.com/RenataTironi

    Bjos e boa viagem!! =)

    ResponderExcluir
  2. TI não é horrível. Você postou isso em um blog, gente de TI se matou pra você conseguir :p

    ResponderExcluir
  3. Na Noruega nao se paga agua :) e vc bebe direto da torneira. Melhor comprar as roupas de inverno pesado aqui, pois alem custar uma fortuna no Brasil elas nao serao suficientes. Oque a pessoa lá em cima escreveu está correto...eu moro aqui a 3 anos e nao quero sair mais daqui ( morei 10 anos nos Estados Unidos) e nao existe melhor lugar doque aqui. A natureza é lindaaa...os noruegueses sao gaterrimos! Boa sorte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas