[dendê] Ufba sem CsF: De quanto dinheiro eu preciso para ir?


Olá, pessoa que me lê cheia de esperanças no coração. Está mesmo preparado(a) para a bomba? Então... Eu passei um ano fazendo intercâmbio de jornalismo na Noruega e não paguei nenhuma taxa referente à faculdade pois ela era parceira da Ufba. No entanto, é claro que tive despesas com outras coisas. Vou fazer uma lista de quanto dinheiro gastei com cada item do pré-embarque e, caso não me lembre o preço de alguma coisa, usarei os preços atuais, tá bom? Vamos lá:

Antes de chegar no país

  1. Passagem aérea para tirar o visto de estudante no Rio de Janeiro - R$ 300,00
  2. Valor do visto para a Noruega - R$ 1.246, 84
  3. Passagem aérea para a Noruega (ida + volta) - R$ 3.600,00
  4. Depósito (calção) para moradia estudantil - R$ 2.730,00
  5. Roupas de frio (o básico) - R$ 500,00
Total: R$ 8.376,00

Primeiro mês na Noruega

  1. Trem do aeroporto para Oslo (no mais barato) - R$ 36,00
  2. Aluguel de quarto em casa de estudante (o mais longe e barato) - R$ 1.370,00
  3. Transporte (valor fixo) - R$ 155,00
  4. Comida (comendo o básico e do mais barato) - R$ 1.000,00
  5. Celular (internet e ligações praticamente ilimitados) - R$ 116,00
  6. Roteador para internet do quarto - R$ 136,00
  7. Academia - R$ 77,00 
Total: R$ 2.890,00

Expectativa
Uma coisa meio doida é que o site norueguês, que nos informa sobre os procedimentos para retirada do visto, avisa que nós precisamos ter aproximadamente R$ 39.400,00 para cada ano que pretendemos morar na Noruega, em conta na hora da solicitação do visto. Seja numa conta de universidade, seja numa conta própria.

Meus pais pegaram empréstimos no banco e tudo para ter a comprovação em conta, mas, quando cheguei bem linda no consulado, a moça não pediu o papel e, quando eu ofereci, ela disse que eles não estão pedindo mais esse tipo de comprovação. Segundo ela, muitas pessoas acabavam não levando e isso gerava um contratempo desnecessário.

Eu não sei o que eu faria nesses casos, pra ser sincera. Acho que, ainda assim, preferiria ter o dinheiro em conta. Mas caso não seja possível, não se desespere por que, aparentemente, eles não estão mais pedindo pra comprovar a existência dessa grana.

Realidade
 Outra coisa que eu recomendo é que você já comece a procurar part-time jobs daqui mesmo do Brasil. Para quem vai para a Noruega, eu fiz esse post aqui que explica direitinho como você pode conseguir um trabalho de meio período no país. Eu só coloquei UM mês de despesas pagas em real porque recomendo fortemente que você use esse mês pra encontrar emprego na Noruega. Com menos de três mil reais, você vai viver uma vida de miséria total hahaha Sério. Vai comer miojo e salsicha praticamente todo dia!!! :(((

Eu fiz uma base pra vocês, mas gastei um pouco mais e um pouco menos de dinheiro em alguns aspectos. No Rio, por exemplo, quando fui tirar meu visto, fiquei hospedada na casa de uns primos, então não paguei hospedagem. Coloquei o valor de 300 reais para a passagem de ida+volta para lá, mas dá pra comprar mais barato. O negócio é que você também vai ter que ter algum dinheiro pra se locomover no centro da cidade e etc.

Comprei também uma mala e algumas coisas que precisava como bolsas, acessórios e etc. Levei várias meias e ganhei casacos de presente. Comprei uma bota que mal usei, se pudesse, teria deixado pra comprar mesmo na Noruega. Outras duas coisas que me fizeram gastar mais grana foram que eu fui primeiro pra Inglaterra passar o ano novo com o bofe :P e também cheguei na Noruega sem saber nada de nada. Não sabia quais os produtos mais baratos, não sabia sobre o sistema de transporte e bilhete mais barato para estudante, não sabia onde comprar comida e etc. Mas isso não vai acontecer com você por que euzinha já fiz um post explicando direitinho como funcionam essas coisas.

No final das contas, eu recomendo que vocês tenham pelo menos 15 mil reais para investir no sonho de intercâmbio, principalmente se for para a Noruega, já que o custo de vida no país é altíssimo. Caso não tenham assim tanta grana e nem condições de juntar, existem outros programas mais baratos como intercâmbio para aprender inglês na Irlanda e o de Au Pair. Pra quem nunca ouviu falar neste último, dá uma passadinha no blog da Bia que lá tem todas as informações possíveis sobre o assunto, ta bom? Espero ter ajudado vocês e aqui vai o total tim tim por tim tim dos gastos que citei lá em cima:

Total de dinheiros: R$ 11.266,00

Se você curtiu esse post, lembra de passar na página do Facebook e deixar seu like. É bom saber quem tem lido as postagens e se interessado pelo que eu escrevo. Se tiver alguma pergunta sobre intercâmbio e etc., pode mandar pelo inbox da página ou aqui nos comentários do blog mesmo.

Comentários

  1. Já estou juntando as dilmas no porquinho hahaha :***

    ResponderExcluir
  2. Noruega deve ser tão legal, o custo e bem alto mais não e tão alto como de outros países que são muuito caros!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Noruega realmente parece ter um custo de vida bem alto, mas até podemos entender porque os serviços de lá parecem ser de ótimas qualidade.

    Eu tenho vontade de fazer intercâmbio para Alemenha ou França, e posteriormente para Argentina, mas isso são planos futuros para depois de eu me formar em Arquitetura. Acho importante posts assim, pois ajudam e muito quem pretende futuramente fazer estudar fora. É preciso se organizar e dar uma economizada.

    Bjos

    http://www.poesiaemtranse.com

    ResponderExcluir
  4. O custo de vida na Noruega é muito alto e para ir é preciso muito planejamento. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida para fazer um intercambio de um semestre no Japão... Fico imaginando que vai sair nessa base de preço também...
    é uma pena ser tão caro neah :T
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tem planejar muito bem para e poupar muito!!
    conheça a oportunidade no blog: http://veronicajjorge.blogspot.com.br/2015/07/conheca-juv-acessorios.html

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla, é bem caro mas vale pela experiência e conhecimento que se tem com a viagem. Bem legal e informativo o post.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  8. Gente!! Eu nao fazia ideia de que fosse tão caro morar na noruega! Só o visto já é uma pequena facada, né!? Mas bom, com essa dica que você deu de já ir procurando um emprego antes de sair do Brasil, as coisas já ficam mais fáceis! Achei super legal esse post, nunca tinha conhecido ninguém que tivesse feito intercambio na Noruega! hahaha

    Beijos, Na!

    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
  9. caraca quase tive um infarte com o valor, talvez é porque eu esteja pobre, não sei se curtiria intercâmbio até porque achei caro mas é uma excelente oportunidade com toda certeza, muito bom esse post explica certinho e para quem quer fazer intercâmbio é perfeito
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Carla, suas dicas são bem úteis. É uma boa oportunidade, mas bem longe da minha realidade rsrsrs

    Um grande beijo! O papo é dela!

    ResponderExcluir
  11. Realidade é muito isso mesmo, eu catando moeda pra viajar. Nunca viajei pra fora principalmente por esse motivo de não ter dinheiro. Espero que quando eu terminar a faculdade, consiga fazer um intercâmbio, porque vai ajudar muuuito no meu inglês que ainda tá cru.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante esse post, só aumentou mais a minha vontade de ter um plano pra fazer intercambio, mas não sei... de verdade, haha. Mas tenho certeza que foi e vai ser muito útil pra outras pessoas! ♥

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Céus meio caro hein ahahaha mas parece ser beeem legal e valer a pena. Amei suas dicas. Ninguém fala tão detalhadamente assim! Amei mesmo. Parabéns

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  14. Oláá, tudo bem??
    Nossa, fiquei chocada, haha. O custo de vida lá deve ser bem alto então, não é?!
    Não tinha um país mais em conta? Fiquei curiosa pq tinha que ser justo esse.
    Realmente tem que ter muito planejamento para não ir com as mãos abanando.
    Fui seguir seu blog, mas não achei a barrinha de seguidores *u*

    Beeeijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa é muito dinheiro, é muita coisa que tem que ser planejada, mais sempre acaba compensando né?
    Beijos :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa! É muita grana! Mas certamente vale a pena pelo conhecimento e pela experiência que se adquire.
    Bjo!
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito legal as dicas, principalmente para quem pretende fazer intercambio, acho bem interessante esses tipos de post!
    Beijos.

    http://www.tendenciateen.com/

    ResponderExcluir
  18. Achei o post bem explicativo, não sabia que custava tanto, gostei. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  19. É nessas horas que realmente me sinto pobre sahushasuh cara o visto para a Noruega não é caro, é super caro kkk
    Está certo que a qualidade de vida lá é boa, mas acredito que eu não escolheria a Noruega para fazer um intercâmbio, não se eu ainda for pobre kk.
    Sempre quis fazer intercâmbio pra Inglaterra ou algo do tipo, mais para aperfeiçoar o Inglês do que para estudar sobre a minha profissão, então acho que vou ter que pesquisar isso sozinha kkkk
    Realmente fiquei assustada com os valores, tipo, eu achava que era bastante, mas não tanto, mas visto que você passou 1 ano lá acho que compensa né :3

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, é muito dinheiro! Mas pra quem tem condições é uma oportunidade gigantesca! Que bom que você conseguiu!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas